Perfeccionismo na pós-graduação

Desde 2021 o Laboratório LAVIS tem dedicado parte dos seus esforços para estudar o tema do perfeccionismo e saúde mental na pós-graduação. Até o momento já publicamos diversos artigos, oferecemos cursos e recebemos prêmios em eventos científicos por esse trabalho. Mas por quê? E como? Vamos começar com a primeira pergunta. O argumento tem três grandes partes.  (1) A primeira delas é que existe uma crise de saúde mental na pós-graduação e isso é devido as várias pesquisas que encontraram níveis de sofrimento psicológico várias vezes acima da média da população geral entre pós-graduandos em vários países. (2) A segunda parte do argumento é que o perfeccionismo é uma característica de personalidade fortemente associada a sofrimento psicológico e que também é potencialmente aumentada por características da pós-graduação (como altas exigências e críticas constantes). (3) E a terceira e última parte do argumento é derivada das duas primeiras: é preciso saber mais sobre o papel que o perfeccionismo exerce na saúde mental de pós-graduandos e considerar intervenções que posam contribuir para o bem-estar dessa população. Agora para a segunda pergunta: uma resposta simples é que estamos investigando o tema de três grandes maneiras.  (1) A primeira delas é com estudos transversais, onde analisamos dados que foram coletados em um único momento. Com essa metodologia já investigamos a relação entre perfeccionismo, sofrimento psicológico, outros indicadores de saúde mental e diversas características desa população com uma amostra de milhares de pós-graduandos. (2) A segunda é com estudos longitudinais, onde acompanhamos um grupo de pós-graduandos ao longo do tempo. Com essa metodologia já investigamos como perfeccionismo, sofrimento psicológico, traços de personalidade e outras características predizem o sofrimento psicológico dessa população ao longo do tempo com uma amostra de centenas de pós-graduandos. (3) E a terceira maneira é centrada em intervenções. Até o momento criamos e testamos a eficácia de uma intervenção psicológica em grupo e online baseada em terapia cognitivo-comportamental como objetivo de diminuir o perfeccionismo e sofrimento psicológico de pós-graduandos. Ainda sobre a segunda pergunta: Uma resposta mais precisa é que o Laboratório LAVIS está investigando o tema de perfeccionismo e saúde mental na pós-graduação através do projeto de pesquisa Perfeccionismo e sofrimento psicológico na trajetória de pós-graduandos e egressos da pós-graduação brasileira: um estudo de seguimento com foco terapêutico. Mais detalhes sobre o projeto:
  • O projeto foi aprovado para começar no final de 2021 e tem previsão de conclusão em 2024/2025. Esse é o mais longo projeto de acompanhamento longitudinal de pós-graduandos e egressos da pós-graduação já realizado/em andamento no Brasil.
  • As principais variáveis de interesse são: perfeccionismo, bem-estar, sofrimento psicológico e personalidade de pós-graduandos stricto sensu de todo o Brasil.
  • Os dois principais objetivos do projeto são (1) realizar o acompanhamento longitudinal de indicadores de saúde e adoecimento psicológico de pós-graduandos brasileiros em sua trajetória de saída ou continuidade na pós-graduação stricto sensu e (2) investigar a eficácia de um protocolo de intervenção direcionado à redução dos níveis de perfeccionismo via um ensaio clínico randomizado.
  • O projeto é financiado pelas agências de fomento CNPq e FAPEMIG e é vinculado ao Laboratório de Avaliação e Intervenção em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (LAVIS-UFMG).å
Clique aqui para ver os trabalhos já publicados sobre o tema. E para acompanhar as novas publicações, trabalhos, eventos e cursos vinculados a esse projeto, acompanhe o LAVIS nas redes sociais.